Bem vindos ao Blog Escolas Literárias Sesi







domingo, 3 de outubro de 2010

LITERATURA INFORMATIVA (século XVI)




Resumo informativo:

Como o próprio nome já diz, o objetivo da Literatura Informativa era descrever a terra brasileira. Jesuítas, cronistas e viajantes portugueses produziram no séc. XVI inúmeros textos sobre a terra recém-descoberta. É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui idéias relacionadas ao Renascimento, que vivia o seu auge na Europa. A Literatura de Informação começou com a Carta de Pero Vaz de Caminha em 1500.

CONTEXTO HISTÓRICO

Depois de 1500, o Brasil ficou praticamente isolado da política colonialista portuguesa. Nenhuma riqueza se oferecia aqui às necessidades mercantilistas da época. Só depois de 30 anos da descoberta é que a exploração começou a ser feita de forma sistemática e, assim mesmo, de maneira bastante lenta e gradativa.

O primeiro produto que atraiu a atenção dos portugueses para a nova terra foi o pau-brasil, uma madeira da qual se extraia uma tinta vermelha que tinha razoável mercado na Europa. Para sua exploração, não movimentaram grande volume de capital, cuidado que a monarquia lusitana, sempre em estado de falência, precisava tomar. Nada de vilas ou cidades, apenas algumas fortificações precárias, para proteção da costa. Esse quadro sofreria modificações profundas ao longo do século XVI.

Sem o estabelecimento de uma vida social mais ou menos organizada, a vida cultural sofreria de escassez e descontinuidade. A crítica literária costuma periodiza o início da história da literatura brasileira com o Barroso, em 1601. Como se vê, já no século XVII. Assim, uma pergunta se impõe: o que aconteceu no Brasil entre 1500 e 1600, no âmbito da arte literária.

Esse período, denominado de "Quinhentismo”, apesar de não ter apresentado nenhum estilo literário articulado e desenvolvido, mostrou algumas manifestações que merecem consideração. Podemos destacar duas tendências literárias dentro do Quinhentismo brasileiro: a Literatura de Informação e a Literatura dos Jesuítas.

CARACTERÍSTICAS DA LITERATURA INFORMATIVA
Textos descritivos
Nacionalismo
Os portugueses queriam transmitir sua fé aos índios, mas eles já tinham a sua própria cultura.

PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS

Pode-se afirmar que os textos do século 16 apresentam interesse literário:
• por documentar o contexto histórico e cultural específico em que a literatura brasileira surgiu;
• pelas manifestações de criatividade e pelo cuidado estilístico;
• por apresentar a origem de características predominantes nas primeiras escolas literárias brasileiras, o Barroco e o Arcadismo;
• por servir de inspiração à literatura brasileira de épocas posteriores.

Os estudos de literatura brasileira consideram como seu objeto somente os textos escritos em português. Em sua "História Concisa da Literatura Brasileira", o professor Alfredo Bosi aponta os cinco autores e obras mais significativas do século 16. São eles:
• Pero Vaz de Caminha, "Carta do Achamento do Brasil" (1500);
• Pero Lopes de Sousa, "Diário da Navegação" (1530);
• Pero de Magalhães Gândavo, "Tratado da Terra do Brasil" e "História da Província de Santa Cruz, a que Vulgarmente Chamamos Brasil" (1576);
• Fernão Cardim, "Narrativa Epistolar" (1583) e os "Tratados da Terra e da Gente do Brasil" (data incerta);
• Gabriel Soares de Sousa, "Tratado Descritivo do Brasil em 1587".

Para completar o quadro da literatura brasileira no século 16, porém, não se pode deixar de olhar com mais atenção para a obra do padre José de Anchieta que, paralelamente ao trabalho religioso, desenvolveu uma constante atividade literária.

Escreveu numerosos autos teatrais com finalidade de catequese, e uma grande quantidade de poemas, em português, espanhol, tupi e latim, cujos méritos artísticos são reconhecidos pela crítica literária. Além disso, publicou um estudo linguístico intitulado "Arte da Gramática da Língua Mais Usada na Costa do Brasil" (1595).

5 comentários: