Bem vindos ao Blog Escolas Literárias Sesi







domingo, 3 de outubro de 2010

ARCADISMO




Resumo informativo:

ARCADISMO (SÉC.XVIII)


Em oposição aos exageros do Barroco, surge o Arcadismo que propunha uma literatura mais simples.
Arcadismo deriva de Arcádia.
Arcádia: região grega onde, segundo a mitologia, viviam os poetas e pastores.
O marco inicial do Arcadismo no Brasil foi a publicação de “Obras” de Cláudio Manuel da Costa em 1768.

CONTEXTO HISTÓRICO

O século XVIII , sobretudo a partir de 1750 , representa uma fase de importantes transformações no campo da cultura européia .
Costuma-se dar o nome de Iluminismo ( ou Ilustrações ) a esse período de renovação cultural que se caracteriza , em linhas gerais , pela valorização da Ciências e do espírito racionalista . Os métodos experimentais desenvolvem-se ; a análise crítica dos valores sociais e religiosos aguça-se , provocando polêmicas ; há uma grande confiança na capacidade do homem em promover o progresso social , e a tendência de libertar o universos cultural da influência da religião acentua-se cada vez mais.
Essas idéias renovadoras têm como principais centros irradiadores a Inglaterra e a França . Nesta última , em 1751 , começam a ser publicados os volumes da Enciclopédia , que reunia pensadores como Voltaire , Diderot , D'Alembert , Montesquieu , Rousseau , e que pode ser considerada o símbolo da nova postura intelectual .
Todo o clima de renovação atingiu também Portugal , que no começo do século XVIII passava pelo período final de sua reestruturação econômica , política e cultual , como vimos no capítulo anterior .
Durante o reinado de D.João V ( 1707-1750 ) já se percebe uma certa abertura intelectual e política , como , por exemplo , a licença concedida à Congressão do Oratório para ministrar ensino , que até então era privilégio dos jesuítas .
Em 1746 , Luís Antônio Verney , inspirado nas idéias dos racionalistas franceses , publica as cartas que compõem seu Verdadeiro método de estudar , obra em que critica o ensino tradicional e propõe reformas que visam a a colocar a cultura portuguesa em dia com o resto da Europa .
Contudo , caberia ao marquês de Pombal , ministro do rei D.José (1750-1777) , concretizar ,efetivamente , essas aspirações. Agindo com plena autonomia de poderes , o despotismo esclarecido de Pombal operou verdadeira transformação nas direções da cultura portuguesa : expulsou os jesuítas em 1759 , o que enfraqueceu bastante a influência religiosa no campo cultural ; incentivou os estudos científicos ; reformou o ensino em apesar de manter um sistema de censura , afrouxou bem a repressão que era exercida pela Inquisição .
Em Portugal , o Arcadismo , também chamado de Neoclassicismo e ainda de Setecentrismo , iniciou-se oficialmente em 1756 , com a fundação da Arcádia Lusitana , entidade em que se reuniam artistas para discutirem arte . No Brasil , o marco inaugural do estilo se deu com a publicação do livro de poemas Obras , de Claudio Manuel da Costa , em 1768 .
No Brasil , as idéias iluministas vieram ao encontro dos sentimentos e anseios nativistas , com maior repercussão em Vila Rica , centro econômico da colônia , em função da mineração . O acontecimento mais importante gerado pelo Iluminismo europeu no Brasil foi a Inconfidência Mineira , tentativa de libertar o Brasil do domínio colonial português.

ARCADISMO

O Arcadismo se inicia no início do ano de 1700 e por isso recebe o nome também de Setecentismo, ou ainda neoclassicismo. Esta última denominação surgiu do fato dos autores do período imitarem, não de uma forma pura, mas alguns aspectos da antigüidade greco-romana ou o chamado Classicismo, e também os escritores do Renascimento, os quais vieram logo após a idade clássica. O classicismo compreende a época literária do Renascimento, no qual o homem tem a visão antropocêntrica do mundo, ou seja, o homem como centro de todas as coisas. Os renascentistas prezavam as obras clássicas, já que tinham a convicção de que a arte tinha alcançado sua perfeição. Assim como os renascentistas, os escritores árcades pretendiam retomar o estilo clássico, contudo com uma nova maneira, denominada de Neoclássica, de observar as considerações artísticas abordadas naquele período, como a razão e a ciência, conceitos oriundos do Iluminismo.
O Iluminismo é determinado pela revolução intelectual ocasionada por volta dos séculos XVII e XVIII, o qual trazia como lema: liberdade, igualdade e fraternidade, o que influenciou os pensamentos artísticos da época na Europa, e principalmente a Revolução Francesa, a independência das colônias inglesas da América Anglo-Saxônica e no Brasil, a Inconfidência Mineira.
O novo modo de analisar a cientificidade e a racionalidade da época árcade fugia das convenções artísticas da época, já que os escritores retomam as características clássicas, como: bucolismo (busca de uma vida simples, pastoril), exaltação da natureza (refúgio poético, em oposição à vida urbana), pacificidade amorosa (relacionamentos tranqüilos), a mitologia pagã, clareza na escrita com utilização de períodos curtos e versos sem rima. Os poetas árcades são freqüentemente citados como fingidores poéticos, pois escrevem sobre temas que não correspondem com a realidade do período histórico, visto anteriormente.

CARACTERÍSTICAS

1-Culto à natureza
2-Bucolismo (vida campestre)
3-Simplicidade

PRINCIPAIS OBRAS E AUTORES

Um dos principais escritores árcades foi o poeta latino Horácio, que viveu entre 68 a.C. e 8 a.C., e foi influenciador do pensamento do “carpe diem”, viver agora, desfrutar do presente, adotado pelo Arcadismo e permanente até os dias de hoje.
Os principais autores do Arcadismo brasileiro são: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e Santa Rita Durão.
Cláudio Manuel da Costa
“Obras”
“Vila Rica”
Tomás Antônio Gonzaga
“Marília de Dirceu”
“Cartas Chilenas”
Basílio da Gama
“O Uraguai”
“Na obra desses poetas podemos reconhecer a presença não só de alguns elementos típicos da natureza brasileira como também certa tendência para a confissão de tramas sentimentais e amorosas, antecipando assim o estilo romântico que surgiria plenamente no século seguinte” (Douglas Tufano).

Um comentário: